Porque a fotografia é perene...
Porque um "retrato" vale mais que mil palavras...
Este espaço faz-se da cor do tempo, da luz das gentes e do brilho dos lugares...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"Se bem me Lembro" - Portos de Santa Cruz

Ainda á poucos post atrás falava no porto das poças e dos embarques de gado, efectivamente estes são os portos que tínhamos umas décadas atrás (mais ano menos ano). Foram estes portos que viram chegar e partir muitos veleiros, era por estes e nestes que se varava os barcos de pesca de "boca aberta" (modelo hoje praticamente extinto, como extinta está também a pesca de métodos artesanais).
Ainda me lembro de os ver chegar "carregados" de peixe, especialmente as "barcadas" de "Bonitos" e em cima do cais a venda era feita directamente do pescador para o consumidor. Mas esses eram os tempos em que ainda se comia nas Flores, o peixe que era apanhado nas Flores.

2 comentários:

Anónimo disse...

ainda me lembro na hora do almoço dar muitos margulhos neste porto quando trabalhava de servente de pedreiro na capitania, e também me lembro que toda a pedra que está na parede para a rua que dá a este porto passou pela minhas costas para cima de um andame de madeira quem era o pedreiro era um senhor já de idade de s. miguel chamado joão isto foi nos anos 60.

Sandro Soares disse...

Caro Sr. seria agradável ter-nos presenteado com o seu nome, quem sabe alguém possa passar por aqui que tenha o tenha conhecido a si quer ao outro sr.
obrigada pelo seu comentário.